CANCIÓN POR LA UNIDADE DE LATINO AMÉRICA. PABLO MILANÊS E CHICO BUARQUE

E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Plano de aula: Brasil Colonial - Confederação dos Tamoios


História do Brasil

Érica Alves da Silva*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

ReproduçãoIntrodução

Um dos objetivos do ensino de História é o desenvolvimento do senso crítico entre os alunos. Para tanto, é preciso que os estudos sobre o passado revelem as ações dos distintos sujeitos históricos que foram silenciados. Estudar a Confederação dos Tamoios permite que os alunos percebam as diversas formas de resistência utilizadas pelos indígenas contra a escravização, desconstruindo-se a idéia de que eles não foram escravizados apenas por serem "preguiçosos" e, portanto, "não serviam para o trabalho".

Objetivos

1. Conhecer uma das formas de resistência das nações indígenas à escravização.

2. Conhecer a diversidade das culturas indígenas no Brasil durante o século 16.

3. Debater sobre o papel dos povos indígenas hoje no Brasil.

Estratégia

1. Leve à sala de aula notícias, textos ou reportagens sobre as populações indígenas no Brasil atual. Peça aos alunos que, divididos em grupos, leiam os textos (procure os que apresentem maior número de dados) e criem gráficos ou tabelas para expor aos colegas as informações.

2. Terminadas as explanações, faça perguntas que promovam o debate. Divida a sala em dois grandes grupos: um deve defender a tese de que, no presente, as condições dos indígenas são melhores do que no passado; e outro deve criticar as condições dos indígenas na atualidade. É importante que os grupos argumentem tomando por base apenas as informações coletadas no início da atividade.

3. Terminada essa etapa, analise com os alunos alguns artigos da Constituição de 1988. Debata quais foram os avanços em relação aos direitos dos indígenas e qual a participação dos grupos indígenas nesse processo.

4. Analise com os alunos a Confederação dos Tamoios. Apresente ao grupo esse fato histórico por meio de um mapa conceitual. Fale sobre a existência de diversas nacionalidades indígenas e suas respectivas características.

Atividades

1. Divida os alunos em dois grandes grupos: o primeiro deve organizar uma breve peça teatral, a fim de encenar o fato histórico estudado, dando visibilidade ao papel da Igreja Católica na derrota dos revoltosos e passando aos espectadores a versão dos indígenas; o segundo grupo também deve organizar uma apresentação teatral, mas valorizando a versão dos colonizadores.

2. Depois das apresentações, proponha questões à classe, a fim de que possam discutir sobre as diferentes versões de um mesmo fato histórico.
*Érica Alves da Silva é historiadora.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa proposta metodológica....parabéns.

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