CANCIÓN POR LA UNIDADE DE LATINO AMÉRICA. PABLO MILANÊS E CHICO BUARQUE

E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Plano de aula: Ciclo do ouro - Guerra dos Emboabas

História do Brasil

Benedito Calixto - detalheÉrica Alves da Silva*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Introdução

Trabalhar com os alunos as razões que causaram a Guerra dos Emboabas permite refletir sobre as relações entre as diferentes regiões do Brasil durante o século 18. Além disso, eles poderão conhecer outras razões para a abertura de novas frentes de colonização, o que possibilitou a exploração de áreas distantes do território paulista.

Objetivos

1. Conhecer o fato histórico denominado Guerra dos Emboabas.

2. Identificar diferentes fatores que levaram à exploração de outros territórios do Brasil.

Estratégias

1. Leve à sala de aula diversos textos sobre a Guerra dos Emboabas. Distribua para os alunos, a fim de que eles façam uma leitura individual.

2. Terminada a leitura, peça que um dos alunos comece a contar o que leu. Depois de o aluno ter iniciado sua narração, peça que ele pare e mostre à turma uma pequena bolinha, que você jogará para o aluno que deve continuar a narrar a história. Dando seqüência ao exercício, obedecendo ao seu sinal este aluno deve jogar a "bolinha" para outro colega, e assim por diante. Para esta atividade é importante que os alunos tenham recebido textos diferentes. Depois de terminada esta etapa, pergunte aos alunos quais as diferenças entre as narrações. Elas se mostraram complementares? Em que sentido?

3. Desenvolva, com o auxílio da classe, um mapa conceitual sobre a Guerra dos Emboabas. Relacione todos os aspectos levantados durante a narração e monte o mapa, complementado com as informações que, de acordo com sua opinião, possam contextualizar melhor os fatos.

Atividade

1. Peça que os alunos criem pequenas notícias de jornal referentes à Guerra dos Emboabas. Talvez eles levem algumas aulas para organizar o material. Oriente esse processo, corrigindo as informações, se necessário. Terminada a redação, eles devem trocar entre si as notícias.

2. Divida os alunos em equipes e oriente-os para que criem uma representação cartográfica da expansão da exploração territorial no período colonial. Nesse mapa deste estar representado o papel da Guerra dos Emboabas.
*Érica Alves da Silva é historiadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aê? Gostou do texto? Não? Mas fique a vontade para fazer sua crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sites e Blogs