CANCIÓN POR LA UNIDADE DE LATINO AMÉRICA. PABLO MILANÊS E CHICO BUARQUE

E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Plano de aula: Revolução Russa e o socialismo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
O contexto da Revolução Russa, as modificações impostas pelo governo Bolchevique após 1917 e estabelecer uma comparação entre a realidade capitalista e socialista.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para essa aula não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Desigualdade Social
Disponível em: http://wacandido.blogspot.com/2010/10/desigualdade-social-no-brasil.html Acesso em: 07/12/10.
A desigualdade social representada na imagem acima demonstra a gritante diferença de qualidade de vida experimentada por pobres e ricos. Enquanto pouquíssimos concentram muitos recursos financeiros a grande parte da população brasileira das grandes cidades vive com extrema dificuldade em condições precárias. Nesse sentido, cabe ressaltar que o Brasil possui a terceira pior distribuição de renda do mundo. 

  • O que significa distribuição de renda?

  • Como podemos determinar qualidade de vida?

Com essas provocações, o professor deverá instigar um debate com os alunos. E para fornecer subsídios para tal discussão sugerimos que os alunos leiam os textos abaixo em duplas antes de iniciar o debate sobre desigualdade social e distribuição de renda.
Disponível em: http://outrapolitica.wordpress.com/2010/07/25/brasil-tem-terceira-pior-distribuicao-de-renda-do-mundo/ Acesso em: 12/12/10.
Disponível em: http://www.sfiec.org.br/publicacoes/licoes_prog_desenv_br/desigualdade_social-texto.htm Acesso em: 12/12/10.
Disponível em: http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=10284   Acesso em: 12/12/10.
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/relatorio-diz-que-desigualdade-no-brasil-e-uma-das-maiores-do-mundo.html   Acesso em: 12/12/10.

ATIVIDADE 1
Após a leitura dos textos sugeridos, o professor deverá iniciar o debate com as duas provocações sugeridas anteriormente e encaminhar a discussão para a noção do consumo associado ao sistema capitalista de produção. No Brasil, como na maioria dos países do mundo, as pessoas são classificadas pela sua condição sócio-econômica em função de sua renda. De acordo com a renda, os sujeitos são delimitados em classes sociais.
A noção de classe social se originou concomitantemente ao capitalismo e quanto mais elevada a classe social de um indivíduo, maior seu poder de consumo. 
Mas afinal, como seria viver numa sociedade onde todas as pessoas tivessem a mesma renda e as mesmas condições de acesso a saúde, educação, lazer e cultura?

Após o debate inicial, o professor deverá exibir o documentário sobre as classes sociais.

Classes Sociais
Programa da série ECCE HOMO, que aborda as múltiplas faces do ser humano. Neste episódio, fala sobre as diferentes classes sociais na história, da atual conjuntura da sociedade capitalista, das idéias marxistas, da luta de classes e da revolução comunista. Também aborda o desemprego, a exclusão e os problemas sociais atuais. Palavras-chave: sociedade, organização social, classe social, instituições, relações de poder, desigualdades sociais, luta de classes.
Parte I - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17143 Acesso em: 05/12/10.
Parte II - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17142 Acesso em: 05/12/10.
Para apresentar o resultado dos debates, os alunos poderão organizar um blog para registrar suas conclusões ou elaborar cartazes.

Imagem 2: Blogger
Disponível em: http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_05_03_p2.php Acesso em: 07/12/10.
Blogger – como criar?
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias. Disponível em:  http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Acesso em: 04/09/10.  



Imagem 3: Charge sobre a divisão do mundo entre o capitalismo e o socialismo
Disponível em: http://entremuitaseoutras.blogspot.com/2010/09/capitalismo-vs-socialismo.html Acesso em: 06/12/10.

ATIVIDADE 2

Os alunos formarão grupos de três ou quatro componentes para realizar uma pesquisa sobre o sistema capitalista de produção. A pesquisa deve contemplar os seguintes elementos:
1. definição do conceito pesquisado.
2. contexto histórico: onde ? quando?  por que?
3. principais características e curiosidades sobre o tema.

Para a realização da pesquisa, sugerimos o seguinte procedimento:  

  • Temas a serem pesquisados :
  1. Transição do feudalismo para o capitalismo.
  2. Capitalismo comercial  e o mercantilismo.
  3. Capitalismo industrial. Adam Smith e o Liberalismo econômico.
  4. Crise do capitalismo: o crash da Bolsa de Valores de Nova York.
  5. John Maynard Keynes e o "Welfare State" 

  • Passo a passo:        
  1. Organize as equipes através de sorteio.       
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.        
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.   
  4. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.   
  5. Sugira sítios para a realização da pesquisa.

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:
Disponível em: http://orbita.starmedia.com/achouhp/geografia/capitali.htm Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://www.ocapitalista.com/2008/03/capitalismo-em-crise.html 
Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u13.jhtm Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/capitalismo/ Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u12.jhtm Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/crise-de-1929-grande-depressao/ Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31 Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u337.jhtm Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/liberalismo-economico.htm Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_554.html Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://www.economiabr.net/teoria_escolas/teoria_keynesiana.html Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/crise-1929-grande-depressao.jhtm Acesso em: 07/12/10.

Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-globalizacao-mundializacao-do-capitalismo.html Acesso em: 07/12/10. 

Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/transicao-feudalismo-para-capitalismo.htm Acesso em: 07/12/10.
Cada equipe deverá apresentar sua pesquisa em forma de seminário. Cada equipe poderá elaborar cartazes, usar o quadro-negro ou vídeos. Enquanto um grupo apresenta sua pesquisa os colegas deverão tomar nota sobre os assuntos abordado. Cada apresentação não deverá ultrapassar dez minutos. Depois desse momento, as anotações elaboradas durante os seminários serão digitadas para um arquivo digital google docs para a organização de um texto coletivo.
O professor solicitará aos grupos  façam a contribuição de pelo três temas: o pesquisado pelo seu grupo e outros dois observados em seminário.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.
Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10   

Imagem 4: Revolução Russa
Disponível em: http://historiarussa1.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10.
Para aproximar os alunos dos eventos relacionados a Revolução Russa e ao conceito de socialismo, o professor exibirá os dois vídeos abaixo mencionados.

Revolução Russa: imagens e sons
Palavras-chave: relações de produção, relações de trabalho, relações de poder, relações culturais, comunismo, socialismo, luta revolucionária, solidariedade, capitalismo, burguesia, exploração, URSS.
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=9362 Acesso em: 05/12/10.

Imagem 5: Navegantes - socialismo
Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/video/video/listTagged?tag=Socialismo Acesso em: 05/12/10.



Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9116   Acesso em: 05/12/10.
OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.
Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=32 Acesso em: 17/10/10. 

ATIVIDADE 3
Os alunos formarão grupos  de três  ou quatro componentes para realizar uma pesquisa sobre o sistema capitalista de produção. Para aproximar os alunos dos temas mencionados, o professor encaminhará seus alunos para o laboratório de informática para a atividade com infográfico.

Imagem 6: Infográfico sobre a formação e queda da URSS
Infográfico disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm Acesso em 12/12/10.
Com os resultados das atividades propostas no infográfico anotadas nos cadernos de cada estudantes, eles realização uma pesquisa sobre os seguintes assuntos para ampliar seus conhecimentos:

  1. Antecedentes da Revolução Russa - situação econômica, política e social.
  2. Bolcheviques e Mencheviques - principais características desses grupos, como surgiram e como se relacionavam.
  3. Karl Marx e Friedrich Engels - explicar suas principais contribuições para a formulação do socialismo científico.
  4. Lênin e Stálin - convivência e divergências.
  5. Saint Simon e Charles Fourier: o socialismo utópico.
  6. Diferença entre socialismo e comunismo.
  7. Experiências socialistas: Cuba e China

  • Passo a passo:         

  1. Organize as equipes através de sorteio. 
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.         
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.    
  4. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.   
  5.  Sugira sítios para a realização da pesquisa.

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u80.jhtm Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u11.jhtm Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u44.jhtm Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u486.jhtm Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u149.jhtm Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_ut%C3%B3pico Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/revolucao-russagoverno-stalin.htm Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.htm Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://historiarussa1.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China Acesso em: 06/12/10.

  • Os resultados das pequisas deverão ser expostos em forma de jornal-mural.

Imagem 7: exemplo de jornal-mural
Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10.  




Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelos bens que adquirem. na realidade do capitalismo, possuir determinados bens é uma demonstração de sucesso, na medida que numa sociedade de classes desiguais, nem todos podem tê-los. Diante do aumento populacional e uma conduta consumista voltada ao desperdício, o meio ambiente sofre a consequência imediata, que está associada ao esgotamento de recursos não renováveis.
Os alunos deverão organizar uma feira da cidadania para promover o consumo sustentável. Para organizar o evento, o professor de História poderá pedir a colaboração dos professores de Geografia e Sociologia e Biologia.
Caso a escola possua laboratório de informática, os alunos poderão utilizar esse espaço para solicitar que os convidados respondam o questionário abaixo e utilizem os simuladores sobre o consumismo. Os professores poderão solicitar a presença dos pais dos alunos e da comunidade em geral. Por fim, sugerimos que os alunos tirarem fotos e/ou filmem o evento para a posterior publicação dos resultados dessa experiência num Blog.
Blogger – como criar?
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.
Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Acesso em: 04/09/10   

Teste seus hábitos de consumo:
  1. Evito deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados.  A) Sempre B) Às vezes  C) Raramente ou D) nunca
  2. Fecho a torneira enquanto escovo os dentes.  A) Sempre  B) Às vezes  C) Raramente ou D) nunca 
  3. Desligo aparelhos eletrônicos quando não estou usando. A) Sempre B) Às vezes C)Raramente ou D) nunca
  4. Costumo planejar as compras de alimentos. A) Sempre  B) Às vezes  C) Raramente ou D) nunca
  5. Costumo pedir nota fiscal quando faço compras. A) Sempre B) Às vezes  C)Raramente ou D) nunca.
  6. Costumo planejar compra de roupas. A) Sempre  B) Às vezes  C) Raramente ou D) nunca.
  7. Costumo utilizar o verso de folhas de papel já utilizadas . A) Sempre  B)Às vezes   C)Raramente ou D) nunca
  8. Costumo ler o rótulo atentamente antes de decidir uma compra. A) Sempre  B)Às vezes   C)Raramente ou D) nunca
  9. A família separa o lixo para reciclagem (lata, papel, vidro, PET, garrafas). A) Sempre  B)Às vezes   C)Raramente ou D) nunca
  10.  Espero os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira. A) Sempre  B)Às vezes   C)Raramente ou D) nunca
  11. Comprei produtos feitos com material reciclado nos últimos 6 meses. A) Sim  B) Não  C) Não sei
  12. Comprei produtos orgânicos nos últimos 6 meses (por exemplo: alimentos sem agrotóxicos, carne sem hormônios ou antibióticos).  A) Sim  B) Não  C) Não sei
  13. Procuro passar ao maior número possível de pessoas as informações que aprendo sobre empresas e produtos.  A) Sim  B) Não C) Não sei

Armadilhas de Supermercado
Disponível em: http://www.proteste.org.br/interactive/flash/2007/setembro/supermarket.swf Acesso em: 05/12/10.

Boas Práticas Ambientais
Disponível em: http://internet.boticario.com.br/Internet/staticFiles/Fundacao/EMKT_diversos/animacao_dia_meio_ambiente/boticario.htm Acesso em: 05/12/10.
Pro teste jovem - Consumo Sustentável

Disponível em: http://www.proteste.org.br/interactive/flash/pt_jovem/index_intro.htm   Acesso em: 05/12/10.

REFERÊNCIAS

ENGELS, Friedrich. Do Socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Sundermann, 2001.
HOBSBAWM, Eric J. A Era dos extremos: O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SADER, Emir. Cuba: Um Socialismo em Construçao,  Petrópolis: Vozes, 2001.
TEMAS ATUAIS: Consumismo. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=178 Acesso em: 06/12/10.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Navegantes: idéias do século XIX - socialismo Vídeo
Recursos Complementares
Revolução
Programa da série ECCE HOMO que aborda as múltiplas faces do ser humano. Neste episódio, analisa os conceitos de revolução e suas características no decorrer da história.
Palavras chave: revolução, sociedade, liberdade, poder, Estado, política, cultura.
Parte I - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17140 Acesso em: 05/12/10.
Parte II - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17139 Acesso em: 05/12/10.
Avaliação
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:   
  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;   
  3. respeito a opinião dos colegas;      
  4. empenho para concluir as atividades;     
  5. domínio do tema. 
imagem do usuário vanessa maria rodrigues viacava
CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Um comentário:

  1. Poxa vida, que site bom! Pena eu não ter descoberto antes... Excelente plano de aula! Maravilhosas atividades para trabalhar com os alunos!
    Continue compartilhando planos de aula assim, você faz um excelente serviço de auxílio aos educadores!
    Grande Abraço!
    Flávio.

    ResponderExcluir

E aê? Gostou do texto? Não? Mas fique a vontade para fazer sua crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sites e Blogs